As Auditorias da Qualidade constituem uma poderosa ferramenta de gestão que se apoia na análise de factos (por registos ou presencialmente) de forma a obter evidências objectivas quanto à adequação, conformidade com os requisitos normativos e regulamentares aplicáveis e eficácia dos vários elementos dos Sistemas da Qualidade.

A contratação dos nossos serviços de auditoria permite-lhe:

  1. Obter uma visão isenta do Sistema de Gestão, possibilitando a sua racionalização, simplificação e melhoria contínua;

  2. Avaliar de forma independente e especializada a adequação do Sistema de Gestão recorrendo a profissionais experientes e continuamente actualizados;

  3. Reduzir o tempo dispendido no planeamento, execução e seguimento das Auditorias Internas;

  4. Reduzir o investimento na formação e actualização dos Auditores Internos;

  5. Diversificar a equipa de auditores em função das suas necessidades específicas;

A A.I.M. garante-lhe total sigilo relativamente a toda a informação facultada e analisada durante a preparação e no decurso da auditoria, sigilo esse extensível a todos os colaboradores da A.I.M., permanentes e/ou temporários.

 


Auditorias de Diagnóstico

Nestas auditorias é feito um levantamento exaustivo e respectiva análise da documentação e práticas de proceder implementadas, sendo elaborado um relatório com todas as oportunidades de melhoria identificadas, desafiando desta forma as empresas a melhorar o seu desempenho. Com base nos resultados destas Auditorias são, frequentemente, desencadeados processos de inovação que permitem às Organizações reforçar a sua competitividade no mercado.

Este diagnóstico permite às empresas direccionar e/ou redireccionar os seus esforços, optimizar os recursos e elaborar um plano de acção para complementar as necessidades do seu Sistema de Gestão numa perspectiva de Melhoria Contínua.

Trabalhamos com profissionais altamente capacitados que possuem elevada experiência no diagnóstico e avaliação dos Sistemas de Gestão. 

 


Auditorias Internas

A A.I.M. realiza auditorias internas para empresas que necessitam conhecer a adequação e conformidade de seus Sistemas de Gestão baseados nas normas NP EN ISO/IEC 17025, ISO 15189, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, ISO 22000, entre outras.

Nas Auditorias Internas, os métodos de avaliação utilizados pela A.I.M. seguem a metodologia indicada em normas e padrões internacionais de Auditoria de Sistemas de Gestão, nomeadamente na NP 19011, acentando ainda no intercâmbio permanente com o IPAC e com os Organismos Certificadores que actuam em Portugal.

Damos especial atenção à eficácia e à melhoria contínua do Sistema de Gestão implementado, não nos concentrando apenas nas questões de conformidade do mesmo.

Criámos uma bolsa de auditores constituída por profissionais de reconhecida competência técnica e vasta experiência quer como auditores, quer como auditados.